Carregando...

O Colégio

História

O Colégio Paloma foi fundado no dia 18 de Agosto de 1992, o seu nome teve como origem uma homenagem a primogênita do proprietário. Começou apenas com um lote vazio no início de Santa Maria e com um sonho de transformá-lo em um lugar de conhecimentos, sonhos, respeito, diversão. Sonho de uma família para várias famílias que foram formadas entre funcionários e alunos. O sonho em uma cidade em construção, um lugar de conforto e segurança para as famílias de Santa Maria.
Mediante a experiência profissional adquirida ao longo do processo educacional e as evidências de boa aceitação pela comunidade quanto à qualidade de educação e ensino que desenvolve, o Colégio Paloma cresceu pedagogicamente na sua capacidade física e material e ampliou, gradativamente, a oferta de serviços educacionais. Envolvidos pelo prazer gratificante do ato de educar e ensinar, a instituição, que atua na área de educação há mais de duas décadas, atende hoje crianças da Educação infantil de 2 a 5 anos, Ensino Fundamental I do 1º ano ao 5° ano, Ensino Fundamental II do 6°ano ao 9º ano e Ensino Médio.

Missão

Promover uma educação integral, pautada nos valores, contribuindo na formação de cidadãos comprometidos, criativos, conscientes e comprometidos.

Objetivo

- Oferecer a educação básica na sua totalidade;

- Expandir e melhorar a qualidade do trabalho educativo desenvolvido para fazer frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança;

- Criar espaços de aprendizagem coletiva, incentivando a prática de encontros para estudar e trocar experiências e trabalho coletivo na escola;

- Proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, prosseguimento de estudos e inserção no mundo do trabalho;

- Garantir aos alunos – crianças, adolescentes e adultos – igualdade de oportunidades, oferecendo a qualidade e a quantidade do ensino de forma equitativa;

- Assegurar o respeito à pessoa do educando, considerando o aluno como centro de toda ação educativa, artífice de seu próprio futuro e credor de orientação para o desenvolvimento máximo de suas potencialidades;

- Preparar o indivíduo para a sociedade e o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio;

- Garantir o princípio da coparticipação, pelo qual a família, escola e comunidade trabalham cooperativamente, visando ao desenvolvimento escolar comunitário e corresponsável;

- Propor situações de aprendizagem ajustadas às capacidades cognitivas dos alunos, visando potencializar ao máximo o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem;

- Assegurar o atendimento ao ritmo próprio e às diferenças individuais do aluno;

- Prestar assistência educativa ao aluno, com vistas a assegurar-lhe melhores condições de desenvolvimento nos aspectos socioemocional, sensorial, intelectual, psicomotor e na formação de hábitos e atitudes;

- Cooperar com os órgãos públicos na solução dos problemas da educação;

- Assegurar a assistência educacional a estudantes com deficiências físicas e/ou dificuldades de aprendizagem e a alunos carentes;

- Estimular nos alunos o hábito de leitura, de pesquisa e do pensamento reflexivo, crítico e criativo.